Retrato Rio
29/05/2019

Lita Cerqueira apresenta 'Preto e Branco' em Ipanema

Fotógrafa baiana mora há décadas no Rio e já clicou nomes como Gilberto Gil, Caetano Veloso e Gal Costa

Menina Fantasiada, Lita Cerqueira, 1994 | Foto: Lita Cerqueira
Lita Cerqueira nasceu em Salvador e carrega em si um orgulho imenso de ser baiana, mulher e negra. Traços que colaboraram definitivamente para constituir o seu delicado olhar como fotógrafa. Após a maternidade, em 1973, Lita se dedicou exclusivamente à fotografia e a sua carreira profissional decolou oficialmente após uma exposição, em 1976.  O fato de ter tido experiência como atriz, facilitou o seu trânsito entre o universo cinematográfico e a impulsionou a trabalhar com os cineastas Glauber Rocha, Neville de Almeida, Nelson Pereira dos Santos, entre outros. A fotógrafa muito baiana mas de alma carioca, apresenta nesta quinta, 30, 'Preto e Branco', que traz algumas de suas obras ao longo dos seus mais de 40 anos de carreira, no Consulado Baiano (Rua Farme de Amoedo, 47), em Ipanema. A curadoria é de Marco Antonio Teobaldo.

A paisagem da Bahia tornou-se um de seus temas principais, abrangendo também o seu povo e sua cultura. A fotógrafa sabe as histórias de vida de grande parte dos personagens retratados (crianças, capoeiristas, baianas, homens e mulheres do cotidiano soteropolitano), relembrando de algumas delas com emoção.  Com anônimos ou personalidades conhecidas, é possível perceber o seu envolvimento em cada registro realizado. 

Na exposição “Preto e Branco”, que o Consulado Baiano abriga, Lita explora o acervo de doze trabalhos realizados na Bahia, desde o início de sua carreira, além da sua última (e inusitada) obra, “Cristo lúdico”, com bordados e sobreposições têxteis, em uma fotografia do Cristo Redentor. 

Lita Cerqueira nasceu em Salvador, em 1952. Começou a trabalhar com produção de fotografia em 1969, atuando também como atriz em cinema e teatro. Tornou-se conhecida por seus trabalhos com os cineastas Glauber Rocha, Neville de Almeida, Nelson Pereira dos Santos, entre outros.

Ao longo desses anos, Lita vem registrando alguns dos principais artistas da Música Popular Brasileira, como Gilberto Gil, Maria Bethânia e Gal Costa, e publicando suas fotos em livros, revistas, capas e encartes de discos. Participou de várias exposições no Brasil, bem como na França, Itália e Alemanha. Atualmente, alguns de seus trabalhos podem ser vistos no site Brazil On Line.








RODAPE SITE1

© Retrato Rio. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Rique Botelho