Retrato Rio Teste Topo
03/06/2019

Gigi Monteiro participa de bienal na Itália

Obra 'Pantanal” foi selecionada para a International Biennal of Contemporary Art na MANTOVA Artexpo 2019, evento que reúne artistas, curadores e colecionadores do mundo inteiro

Pantanal, de Gigi Monteiro | Foto: Divulgação
Gigi Monteiro anuncia sua participação na MANTOVA Artexpo 2019 – International Biennal of Contemporary Art, em Mântua/Itália. A fotografia “Pantanal”, de 2017 - variação da imagem vencedora do Prêmio Internacional de Arte Raffaello 2018, em Bolonha/Itália -, foi selecionada para este grande evento pelos curadores Francesco Saverio Russo e Salvatore Russo, e apresenta a diversa paleta de cores que compõem o visual majestoso do Pantanal mato-grossense, Reserva da Biosfera e Patrimônio Mundial da Unesco.

Após participar de inúmeras mostras no Brasil, e de coletivas em Nova York (EUA), Roma (Itália) e solo em Paris (França), Gigi Monteiro retoma sua presença em grandes eventos internacionais, sendo selecionada para a MANTOVA Artexpo 2019. A bienal inclui diversos setores dedicados a temas específicos, como paisagem e retrato, interpretados por artistas do mundo inteiro, em técnicas que variam de escultura a aquarela, fotografia e videoarte, formando um ambiente expressivo e com total liberdade criativa. O evento contará com a presença dos conceituados críticos de arte italianos Paolo Levi e Philippe Daverio e do crítico Vittorio Sgarbi, que irá selecionar três artistas para uma exposição em uma renomeada galeria de arte em Roma. 

A produção mais recente de Gigi Monteiro revela seu olhar poético sobre paisagens brasileiras, todas elencadas como Patrimônio Mundial da Unesco - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Entre os locais retratados, o Cristo Redentor (Rio de Janeiro/RJ), o Pantanal, o encontro do oceano com o continente em Florianópolis, e a Mata Atlântica. Nos dizeres do curador Ian Duarte Lucas: “(...), os trabalhos de Gigi nos propõem um reencontro. O reencontro com outro tempo: o tempo da Beleza. Importante e necessário exercício em um mundo que hoje tanto ressalta as diferenças, a fotógrafa mira suas lentes para um patrimônio que nos une, comum a todos nós”.

Autodidata nos primeiros momentos de sua carreira fotográfica, Gigi Monteiro aprimorou seus conhecimentos e técnicas no meio acadêmico, e não esconde uma grande paixão pela arte da Fotografar e por viajar. Sempre criativa no formato de seus trabalhos, a artista investe em recursos de melhor qualidade, como impressões em papel algodão Hahneumühle, caixas de acrílico e sobreposição de tecidos - que conferem efeito tridimensional às obras. “Dedico-me ao trabalho sem pressa ou pretensão. E busco preservar o frescor dos primeiros passos, vibrando a cada nova etapa e fazendo daquele momento o mais importante que vivi até então”, conclui a fotógrafa.  








STES shop2gether
RODAPE SITE1

© Retrato Rio. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Rique Botelho