Retrato Rio Teste Topo
05/09/2017

Evento coloca em evidência a produção musical feminina em Santa Teresa

Música experimental e instrumental dão tom de shows no Sonora - Ciclo Internacional de Compositoras

Bel Baroni | Foto: Francisco Costa

Será realizada em 08 de setembro (sexta-feira), às 19h30, mais uma noite musical na programação do Sonora - Ciclo Internacional de Compositoras. Dessa vez, o evento recebe três genuínas artistas para representar o talento e empoderamento feminino dentro da esfera musical: a cantora Bel Baroni, a flautista e clarinetista Aline Gonçalves e a compositora e violoncelista Susanne Paul. Tudo ocorre no Parque das Ruínas e os ingressos custam 20 reais. A classificação é livre.

Quem abre o evento é a cantora carioca Bel Baroni. Também compositora, escritora, produtora cultural e artista visual, Bel sempre teve um trabalho versátil, rico em gêneros, estilos e categorias. Estudante de música desde a infância, já integrou grupos percussivos, como o Rio Maracatu, e aprimorou sua pesquisa musical na Escola Portátil de Choro. Em carreira solo, ela traz ao cenário musical brasileiro a paixão pelo cântico popular, sem deixar de lado outras influências como o jazz e o eletrônico, refletindo nas suas letras o feminino e o papel da mulher contemporânea. 

O show principal fica por conta da brilhante flautista e clarinetista Aline Gonçalves. Formada em flauta pela UNIRIO e pós graduada em Educação Musical pelo CBM, ela fez parte da Itiberê Orquestra Família por 7 anos desde sua fundação. Durante três anos morou no Chile, onde aproximou-se da música latino-americana, e principalmente da obra de Violeta Parra. Ao público, ela se apresenta ao lado da banda formada por Lourenço Vasconcellos (vibrafone e percussão), Luciano Camara (violão), Maria Clara Valle (violoncelo) e Renata Neves (violino).

Convidada de Aline, Susanne Paul compartilha as experiências e o exímio talento. Mesmo tendo crescido longe do Brasil, a artista tem como foco a música brasileira, além do tradicional jazz, tango, flamenco, funk, barroco e até punk. Em seu trabalho como violoncelista e compositora, ela desenvolve uma linguagem própria, que combina o groove de padrões rítmicos com a improvisação, o que leva a uma colorida e vibrante performance.

O Ciclo Internacional de Compositoras é um evento organizado de forma colaborativa por autoras e produtoras de várias partes do mundo, sendo realizado em diversas cidades de Brasil, Portugal, Irlanda, Espanha, Argentina e Uruguai. O objetivo é criar uma rede de mulheres dispostas a quebrar barreiras, dando maior visibilidade e legitimidade para a mulher do cenário musical. No dia 08, o Sonora será realizado no Parque das Ruínas, localizado na Rua Murtinho Nobre, em Santa Teresa. O evento se estende pelo mês de setembro em diversos palcos pela cidade.

Serviço:
Sonora - Ciclo Internacional de Compositoras - Com Bel Baroni, Aline Gonçalves e Susanne Paul
Data: 08/09/2017 (sexta-feira)
Horário: 19h30
Local: Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas
Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa - Rio de Janeiro/RJ
Entrada: R$ 20
Classificação etária: livre







shop2gether
RODAPE SITE1
retratorio

© Retrato Rio. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Rique Botelho