Retrato Rio Teste Topo
19/02/2018 (Atualizada em 19/02/2018)

Elba Ramalho será madrinha de evento no Rio

A realização do evento é da Secretaria de Estado de Cultura, com apoio do INEPAC, Riotur e Theatro Municipal

Elba Ramalho | Foto: Divulgação
Passado o carnaval, o Rio de Janeiro voltará a viver uma festa popular que também tem dança animada, destaques, enredo e figurinos luxuosos. Vem aí o 1º Prêmio Estadual do Patrimônio Imaterial (da Dança de Quadrilha de Roça, de Salão e Infanto), de 23 a 25 de fevereiro, concedido pela Secretaria de Estado de Cultura e pelo INEPAC (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural) envolvendo a cidade no clima das festas juninas em pleno início de ano. A madrinha da festa será um dos maiores ícones contemporâneos da música nordestina popular, a cantora Elba Ramalho, que fará um pocket show no CTP no dia 25 de fevereiro.

Durante três dias, no Centro Técnico de Produções do Theatro Municipal (CTP - Fábrica de Espetáculos) - Zona Portuária, o público poderá assistir, gratuitamente, a shows de forró e apresentações de quadrilhas, em um espaço que também contará com praça de alimentação, barracas de artesanato e parquinho infantil.

A iniciativa do 1º Prêmio Estadual de Patrimônio Imaterial visa proteger, assegurar o direito à memória e divulgar as diversas expressões de quadrilhas juninas existentes no Rio de Janeiro, um patrimônio imaterial com raízes no Nordeste e que, nas últimas décadas, vem compondo cada vez mais a diversidade cultural do estado, com traços de identidade próprios, adquiridos na sua absorção pela geografia fluminense. Estima-se que, no estado, estão ativas 100 quadrilhas juninas, com uma média de 60 integrantes em cada.









retratorio

© Retrato Rio. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Rique Botelho