Retrato Rio Teste Topo
23/02/2015 (Atualizada em 23/02/2015)

Daniel Figueiredo: O big boss dos direitos autorais

Por meio de contatos estreitos com gravadoras, editoras e distribuidoras de conteúdo digital, a empresa tem o objetivo de manter toda a organização necessária para o correto pagamento de seus artistas.

Daniel Figueiredo | Foto: Claudio Damatta

Num cenário de elevado crescimento e destaque da cultura brasileira, inclusive internacionalmente, Daniel Figueiredo, empresário e produtor musical criou a UP-RIGHTS, sob a iniciativa de atuar no mercado das artes e da cultura, com o objetivo central de potencializar o ganho dos artistas com direitos autorais. A empresa tornou-se a solução para compositores, intérpretes, atores, diretores e artistas em geral, de modo que eles possam se dedicar com tranquilidade ao seu ofício: a arte.

A frase bem conhecida e falada por muitos “na natureza, nada se cria, tudo se copia” dá margem ao que vem acontecendo atualmente. Em geral, não há um real entendimento da importância de respeitar o criador e sua criação, seja ela uma música, um texto, um quadro ou uma escultura. Infelizmente, com a era digital a propagação e a cópia não autorizadas das obras artísticas tornaram-se uma prática comum, comprometendo seu valor cultural.

Com sua experiência de mais de 20 anos no mercado cultural, o sócio e idealizador da empresa, Daniel Figueiredo conhece bem “os caminhos” quando o tema é direito autoral. A

UP-RIGHTS tem o objetivo de orientar e prestar serviços a compositores e intérpretes que enfrentaram problemas por toda vida com o assunto. Muitos deles chegam a UP-RIGHTS já desacreditados na existência desses direitos, e a função da empresa tem sido demonstrar que com um trabalho correto e minucioso, pode-se alcançar uma remuneração justa pelo uso das suas obras e fonogramas.

A UP-RIGHTS trabalha em parceria com as associações nacionais que compõem o ECAD (ABRAMUS, UBC, ASSIM, SOCINPRO, entre outras) e com as Associações internacionais, tais como SGAE, GDA, ASCAP e BMI entre tantas outras ao redor do mundo.

“A partir de um acompanhamento “cirúrgico” do uso das obras dos clientes e de seu cadastramento, mapeamos sua utilização, possibilitando um aumento significativo na arrecadação dos direitos autorais, além de criar o histórico de intervenções e a liberação de créditos protegidos”; atesta Daniel Figueiredo.

A UP-RIGHTS atua também com ampla legalização de obras para uso em publicações, álbuns, DVDs, clipes e filmes. E o melhor, propõe aos clientes um modelo de negócio em que não mais precisem ceder os seus direitos.

Sobre Daniel Figueiredo:

Daniel participou de vários discos indicados ao Latin Grammy, em 2004 'Fruto de amor' da cantora Aline Barros foi eleito Melhor Álbum de Música Cristã, e em2012 'Nosso samba tá na Rua” de Beth Carvalho venceu na categoria Melhor Álbum de Samba/Pagode. Daniel participa, com 4 composições e arranjos, no disco 'Surreal' de um dos maiores guitarristas Russos de todos os tempos: Roman Miroshnichenko, disco que também está concorrendo ao Grammy Latino de 2013.

Para o cinema Daniel criou a trilha de vários filmes entre eles:'The heartbreaker' primeiro filme da atriz Giovanna Antonelli, para o mercado americano, 'Transmigration' do diretor Sheldon Schiffer e 'Tubarões de Copacabana' da premiada autora/diretora argentina Rosario Boyer.

Atualmente é o administrador-sócio da empresa UP-RIGHTS (administração de direitos autorais) e endorser das marcas Studio One, Quanta AV-Pro e Wireconex.








STES shop2gether
RODAPE SITE1
retratorio

© Retrato Rio. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Rique Botelho